Curiosidades

5 Dicas de Etiqueta para Viajante nenhum fazer feio à Mesa!

Olha só o que achei no site de uma das MAIORES redes hoteleiras do mundo
Four Seasons Hotels and Resorts

O site dá dicas de como NÃO fazer feio em alguns locais do mundo na hora de fazer sua  refeição, já que: “Diferentes culturas, diferentes modos à mesa”.

A equipe pretende ajudar seus clientes a terem  boas maneiras à mesa em cada país que estão visitando.

Detalhe: o Concierge (ai, acho esse nome pôde de chique) do Four Seasons está sempre pronto (qualquer horário) para servir o cliente (o cliente mesmo, nada de gaiato pegando dicas no hotel).

Então,  bora lá com as dicas:

Amã : “Ao chegar em um restaurante, apresente-se para aqueles que você não conhece. Agitar as mãos não é o forte. Se do outro lado a pessoa é colocada em seu peito, seguir em frente, o que significa que não vai apertar a sua mão, devido ao sexo. “ Waseem Sakas , gerente do Four Seasons Hotel de Amã.

Interpretação da GI: entendi que não é legal dar aquele aperto de mão sabe?!( principalmente se for do sexo oposto ao seu) Tô errada?

 

Beirute : “Você pode ser convidado, várias vezes durante o jantar, para adicionar mais alimentos ao seu prato pelo anfitrião. Este não é um sinal de agressão, mas sim um sinal de que eles se importam e se preocupam que você não comeu o suficiente. ” Pierre Freige, gerente do  Four Seasons Hotel Beirut.

Interpretação da GI: entendi que lá o “elegante”  mesmo é comer muito, pode repetir à vontade. Eita, se a comida for boa, tadinho do anfitrião ou do bolso…que o gasto vai ser grande!!

 

Damasco: “Se você está formalmente convidado para uma refeição, não se proponha a pagar, isso é considerado grosseiro. Se você for o anfitrião, tente pagar muito discretamente e não consulte o restaurante sobre a conta na frente de seus convidados, isso também seria grosseiro de sua parte. ” Tawfik Ellias,  gerente do  Four Seasons Hotel Damasco.

Interpretação da GI: Cacilda Becker ( não é a atriz, é só um grito de espanto…rsrsrsr), isso sim é que é etiqueta!!!! Faca de dois gumes: ótimo, por que se for convidado não paga ( ok, sonho de toda mulher brasileira) e se convidar paga…Masssssssssssss se convidar para um mega jantar, chiquérrrrrrimo, e for convidado para um Burguer King?????

 

Paris: “Na França, o queijo nunca deve ser degustado como entrada ou sobremesa. Em vez disso, ele deve ser desfrutado entre a refeição e sobremesa, com um copo de vinho. A degustação adequada deve começar com o mais leve de seleção (geralmente um queijo de cabra) e terminam com uma mais forte como um queijo azul.Thierry Hamon, sommelier chef do Four Seasons Hotel George V Paris

Interpretação da GI: Se é na França é chique! Mas curiosiei sobre o queijo azul (como será?), já que convivo mesmo é com o queijo de coalho de Jaguaribe….rsrsrsr

 

Tóquio: “Mastigar o macarrão à mesa não é considerado grosseiro, mas mostra que você está gostando da sua refeição, especialmente para uma geração mais velha de chefs”. Kaye Tanioka, concierge,Four Seasons Hotel Tokyo em Marunouchi.

Interpretação da GI: Tanto que a gente aprendeu todas aquelas regras do macarrão: só o garfo e colher, NADA de  faca, etc….Enfim, quer agradar um japa? Mastigue com vontade seu macarrão.

http://www.fourseasons.com/

 

E vocês, quais as as suas interpretações? Me conta…

 


 

 

 

 

Sobre o autor

Analista de Mídias Sociais da Agência Carmel Digital em Fortaleza - Ceará que adora dividir o que de mais legal acha pela internet compartilhando dicas incríveis.
Saiba Mais: dizaigi.com/conheca-gi

(1) Comentário

  1. Adorei as dicas! Nem sabia de nada disso e olha qeu já fui pra tanto lugar…
    bjs

    Vivi Aragão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.