Curiosidades, Dicas de Viagens

Dicas de Etiqueta e Comportamento em Viagens pelo Mundo Que Talvez Você Não Saiba!

Todo viajante que se preze tem que estar atento aos costumes locais dos países que pretende conhecer.

Tem país que possui hábitos de vida tão exóticos para nós que chegam a nos chocar, mas para eles é muito habitual e corriqueiro. São curiosidades bem bacanas de serem descobertas.

privacy Valorizo sua privacidade. Nunca envio spam.

Uma amiga e parceira da nossa agência de marketing digital, Jak Diógenes, fundadora do Blog 50 Coisas Para Fazer Antes de Ter Um Filho, está vivendo isso na pele. Já comentei aqui, mas vale a pena reforçar; a Jak tem uma lista de 50 Coisas que ela tem que fazer antes de ter um filho. A lista é longa, mas ela é determinada e pretende realizá-la logo logo para ter seu lindo baby.

Nesse mês, ela está viajando para Dubai e China para realizar alguns dos itens da lista. E pelo instagram do blog (@50CoisasOficial) deu pra curtir muitas dessas diferenças culturais que ela e o marido encontraram e estão encontrando por lá. Agora ela está na China e por lá, Instagram e Facebook (e muitas outras redes sociais) são proibidos, daí você já tira uma grande diferença cultural.

Pesquisando por isso na web, achei umas dicas mega legais para quem pretende ir ao Japão, França, Rússia e Índia. Tudo para o viajante não passar aperreio na sua viagem.

Dicas para o Japão

  • NÃO dê gorjeta. Isso deixa os japoneses confusos.
  • CUIDADO ao andar de escada rolante. Existe um lado para quem fica parado e outro para quem “acelera o passo” para chegar mais rápido ao final. Fique atento ao comportamento dos outros, já que esse lado pode mudar conforme a cidade que esteja. Pode parecer bobo, mas eles seguem essa etiqueta a risca e se aborrecem com quem não a segue.
  • NÃO caminhe enquanto come no Japão. Lá, isso é uma tremenda falta de respeito.

 Dicas para a França

  • FALE francês, ou pelo menos, evite o inglês. Se você fala inglês, mas não fala francês, guarde o seu inglês para um próximo destino. Os franceses realmente não gostam de falar outra língua que não seja a deles. Eles acabam sendo “mais receptivos” quando você tenta se comunicar com eles na sua língua de origem (que não seja o inglês, é claro), ficando mais amigáveis para possíveis mímicas que sejam necessárias.
  • NÃO FALE  sobre questões de dinheiro; quanto ganha ou quanto gastou nisso ou aquilo, por exemplo. Eles são bem reservados em relação a isso.
  • COMA DEVAGAR. Quem come rápido é visto como um “idiota”. Eles gostam de quem aprecia uma refeição.

 Dicas para a Rússia

  • NÃO PRECISA DE CARTÃO DE CRÉDITO. Não se preocupe se saiu de casa/hotel e lembrou que esqueceu seu cartão na outra bolsa. Por lá, o dinheiro é rei e em quase todos os locais não são aceitos cartões de crédito.
  • NÃO FALE SOBRE POLÍTICA. Esse é sempre um assunto polêmico na Rússia, ainda mais quando vem de turistas. Quando isso ocorre, eles consideram um insulto.
  • NÃO VÁ COM O FLUXO. Se você não sabe o porquê tá todo mundo indo para um mesmo lugar, não vá só porque está todo mundo indo. Pergunte antes para não passar apuros.
  • DÊ FLORES ÍMPARES. Se você for dar rosas para alguém na Rússia, tenha certeza de que está comprando um número ímpar de rosas. Números pares são usados para funerais. Já pensou a confusão? É como se estivesse agorando (desejando a morte) a pessoa.

 Dicas para a Índia

  • NÃO RECLAME DA COMIDA mesmo que você tenha odiado a refeição. Isso é um tremendo insulto para eles.
  • NÃO CONVERSE ENQUANTO COME, pelo menos não com um nativo. Isso também é um desrespeito para eles.
  • NÃO BEIJE EM PÚBLICO. Gente, sabiam que beijar em público pode até te levar para delegacia? Cuidado ein!!

Pronto, dicas listadas. Já sabiam de alguma dessas? Teria outras dicas para compartilhar conosco?

É sempre bom tentar fugir das pegadinhas dos países exóticos, mas se não tiver como não cair, o jeito é pedir desculpas e depois “achar graça” da situação. Fazer o quê né?

Ai gente, as vezes os micos em viagens são as partes mais engraçadas, não acham? Hahahahahha

Bom, fico por aqui. Pra vocês, inté mais…

privacy Valorizo sua privacidade. Nunca envio spam.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Dicas de Viagens
Author Rating
51star1star1star1star1star

Sobre o autor

Analista de Mídias Sociais da Agência Carmel Digital em Fortaleza - Ceará que adora dividir o que de mais legal acha pela internet compartilhando dicas incríveis.
Saiba Mais: dizaigi.com/conheca-gi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.